Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Passiflora hypoglauca Harms EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-01-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: Danielli

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): Renato De Giovanni, Rodrigo Amaro, Luís Carlos Bernacci


Justificativa

Liana de ocorrência na Mata Atlântica e Cerrado, desenvolve-se em Capão de Mata e próximo à beira de estrada, entre 800 m e 2.000 m de altitude aproximadamente (Nunes & Cervi, 2009; Bernacci et al., 2014; CNCFlora, 2013). É endêmica do estado de Minas Gerais (Bernacci et al., 2014), e ocorre nos municípios de Conceição do Mato Dentro (Parque Natural Municipal do Ribeirão do Campo), Ouro Preto (Serra do Ouro Preto), Santa Luzia e Santana do Riacho (Serra do Cipó) (Nunes & Cervi, 2009; CNCFlora, 2013). Apresenta EOO de 3.692 km² e AOO estimada em 36 km², e está sujeita a quatro situações de ameaça considerando seus municípios de ocorrência. Suspeita-se que a espécie sofra com o declínio contínuo da EOO, AOO e da qualidade do hábitat, em decorrência do aumento da frequência dos incêndios, do turismo desordenado, da invasão de espécies exóticas, mineração e pecuária (Sobreira & Fonseca, 2001; MMA/ICMBio, 2009). Medidas de controle e monitoramento das ameaças incidentes são necessárias para que o táxon não figure em uma categoria de risco de maior preocupação em um futuro próximo, bem como ações de conservação a fim de perpetuar sua viabilidade na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Passiflora hypoglauca Harms;

Família: Passifloraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Repert. Spec. Nov. Regni Veg. 18: 296. 1922. Aproxima-se de P. campanulata, por apresentar as estípulas serrilhadas ou denticuladas e nervação das brácteas e folhas usualmente mais escuras que o resto da lâmina, porém apresenta as folhas inteiras, as estípulas mais profundamente dentadas e possui a pubescência mais densa (Killip, 1938).

Potêncial valor econômico

Espécie com interesse econômico florestal (L.C. Bernacci et al. 3733).

Distribuição

A espécie é endêmica do estado de Minas Gerais, restrita à Serra do Espinhaço, entre 800 m e 2.000 m de altitude (Vitta & Bernacci, 2004; Bernacci & Cervi, 2013), onde foi coletada nos municípios de Conceição do Mato Dentro, no Parque Natural Municipal do Ribeirão do Campo (R.C. Mota 2925), de Ouro Preto, na Serra de Ouro Preto (E.H.G. Ele 2569) e Santana do Riacho (L.C. Bernacci et al. 3733). No mesmo estado, a espécie ocorre na Serra do Cipó, em suas porções localizadas no município de Santa Luzia (H.L.M. Barreto 8969) e de Santana do Riacho (L.C. Bernacci et al., 3733), além de ter sido coletada no município de Caeté, na Serra da Piedade (CNCFlora, 2013).

Ecologia

Planta escandente, pubescente, pouco vigorosa, com ramos finos (H. Lorenzi 7134), de ocorrência nos domínios Cerrado e Mata Atlântica (Bernacci et al., 2013). Folhas inteiras, verde-azuladas abaxialmente; estípula profundamente denteada (Nunes & Cervi, 2009). Encontrada em ambiente de capão, próximo a beira de estrada (MG-010). Descrita por R.C. Mota (2925) como um arbusto escandente.

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência local
Severidade high
Detalhes O turismo desordenado é apontado no Plano de Manejo do Parque e Nacional da Serra do Cipó como uma das atividades conflitantes dentro do Parque e nos arredores (MMA/ICMBio, 2009).

1.1 Housing & urban areas
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A espécie ocorre no município de Ouro Preto, região de crescimento urbano acelerado que, somado à falta de planejamento da ocupação do meio físico, geram grandes problemas aos ecossistemas naturais (Sobreira & Fonseca, 2001).

3.2 Mining & quarrying
Incidência local
Severidade high
Detalhes Na região de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, sofre com os impactos ambientais resultantes de atividade mineradora (Sobreira & Fonseca, 2001).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade high
Detalhes A pecuária é uma atividade econômica considerada conflitantes de existência no Parque Nacional da Serra do Cipó e imediações (MMA/ICMBio, 2009).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade high
Detalhes O aumento na incidência de queimadas vem ocorrendo na região onde está presente o Parque Nacional da Serra do Cipó, segundo seu plano de manejo sendo um motivo de preocupação para a manutenção da biodiversidade local (MMA/ICMBio, 2009).

5.2 Gathering terrestrial plants
Incidência local
Severidade low
Detalhes O plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó descreve a coleta de plantas por parte de turistas e moradores como uma ameaça à biodiversidade local (MMA/ICMBio, 2009).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó.

Referências

- NUNES T.S.; CERVI, A.C. Passifloraceae In: GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G.; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 496.

- BERNACCI, L.C.; CERVI, A.C.; MILWARD-DE-AZEVEDO, M.A.; NUNES, T.S.; IMIG, D.C.; MEZZONATO, A.C. 2013. Passifloraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB12534).

- MMA/ICMBio. Plano de Manejo para o Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/Encarte%201_c.pdf>. 2009. Acessado em: 03 set. 2013.

- SOBREIRA, F.G.; FONSECA, M.A. Impactos físicos e sociais de antigas atividades de mineração em Ouro Preto, Brasil. Geotecnia, v. 92, p. 5-28, 2001.

Como citar

CNCFlora. Passiflora hypoglauca in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Passiflora hypoglauca>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 01/12/2014 - 15:28:26